#CurtoEDireto: Outono de Sonhos - Doce e romântico até dizer chega



Na Coluna #CurtoEDireto eu faço um modelo diferente de resenha literária, o objetivo é um só: ir direto ao ponto. As obras que passarem nesta coluna serão analisadas em quatro itens básicos, ressaltando seus aspectos negativos e positivos. 







Título: Outono de Sonhos
Autor: Adriana Brazil
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 355
Ano: 2011

Página no Skoob

"Outono de Sonhos é o primeiro volume da Série Foi Assim que te Amei. Nesse romance Helen é uma jovem cheia de sonhos e objetivos a conquistar, filha única de uma família estruturada e feliz. No início da trama ela se vê envolta à expectativa do primeiro dia de aula na faculdade de Letras da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. O talento para escrever rende a Helen o convite para dar continuidade a um projeto parado na faculdade, terminar um conto de amor entre um príncipe e uma plebeia, iniciado pelo escritor e estudante de teatro, Andrew Gamberini, que sofreu um acidente há um ano e abandonou a faculdade. Conforme entra em contato com a trama, Helen descobre-se apaixonada pelo seu autor e viverá intensamente um romance pelas quatro estações do ano. Outono dos Sonhos é uma obra apaixonante, levando o leitor a mergulhar em uma surpreendente e emocionante história de amor."



"Outono de Sonhos" é uma história doce e romântica que conta a trama de Helen, uma jovem bem recatada estudante de Letras, que é convidada a terminar a história "O Príncipe e a Plebeia", famosa por toda a faculdade. Através desta história ela conhece Andrew, que forma com Helen o casal principal do livro.  


Narrativa: A narrativa é excelente! Adriana tem um encantador dom com as palavras, que me lembra grandes romances clássicos. Eu nenhum momento eu me peguei confuso com a narrativa, pensando "o que tá acontecendo agora? Me perdi!". Tudo é narrado em primeira pessoa, de forma bem clara e concisa. O único destaque negativo é alguns rebuscamentos no texto, eu que sou adepto da literatura simplista me irrito um pouco com isso. Sabe aquelas palavras que ninguém usa no dia a dia?
Nota: 9,2         
                                          
Personagens: Helen, a protagonista, é perfeitinha demais! Eu costumo até gostar de mocinhas bem mocinhas, mas faltou algo na personagem que me atraía! Que fizesse eu identificar ela na vida real. Acho que ela podia ter errado mais! Sobre o mocinho, Andrew, completou o par perfeito. O príncipe encantador que toda menina sonha... Curti mais ele do que ela, no fim das contas. 
Sobre os demais personagens, a maioria não tem grande destaque, tem uma função ou outra e só. O foco fica no casal principal, o que não foi um erro. 
Nota: 8,4    

Enredo: Eu gostei bastante do enredo em sua grande maioria. A forma como Helen conheceu Andrew foi bem desenvolvida e ganhou minha torcida. A fase inicial do romance é boa, mas vai esfriando com o passar das páginas. O grande problema do mocinho é solucionado bem rápido e com isso, faltou um grande problema no final, para terminar com o clima lá em cima. Mesmo assim, o final foi digno de cinema, me deixando com os sonhos em alta! 
Nota: 8,8

Visual: A capa é linda e bem no clima do romance, as folhas que ilustram o início de cada capítulo são lindas! Tem um bom projeto gráfico.  
Nota: 9   

 


+Mais: Romantismo e doçura lá em cima 
-Menos: Faltou um "gran finale" para sacudir toda a história, que terminou bem mansinha. 

Destaque: O cenário da trama, foi ótimo ler um romance passado em Floripa. Adorei conhecer a cidade, que parece tão linda, nas páginas.

Passou Assim: "Outono de Sonhos" foi um romance mega gostoso de ler, bem emociante e sonhador, que compensou as partes mais frias do enredo com a ótima narrativa da autora. Um romance que me fez sonhar e acreditar num amor tão puro e sincero. Espero que Helen e Andrew ainda tenham muito a viver e que com os outros livros da série este amor só se fortaleça. Adriana fez um ótimo trabalho e que venham outros livros tão bons quanto! 


SOBRE A AUTORA


Nascida no Rio de Janeiro, Adriana Brazil é casada e tem um filho de cinco anos. Apaixonada pelas artes formou-se em Música na Escola Villa-Lobos. Fotografia e pintura fazem parte de seus afetos.  Cresceu ouvindo histórias carregadas de fantasia que seu pai contava, tornou-se então amante dos livros logo no início da adolescência, mantendo a literatura brasileira em primazia. Sua paixão pela escrita veio à tona em dezembro de 2009, quando nasceu seu romance, Outono de Sonhos, indicado ao prêmio Codex de Ouro 2011 nas categorias Romance e Designer de Capa. A estudante de Letras é colunista da Revista Cristã, coluna Estações, uma publicação mensal. Atualmente, a autora dedica-se a um projeto que envolve o ensino de música e leitura para crianças e participa ativamente dos eventos com o grupo Turnê Literária.

¡Compártelo!

1 comentários:

Pollyanna Campos

Fiquei curiosa em ler este livro desde a primeira vez que ouvi falar dele, mas, o que me desanima é exatamente o que você falou: personagens certinhas demais, sem defeitos nem nada ><'
ótima resenha!

Beijos
Pollyanna - Entre Livros e Personagens
http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Buscar

 

Quem Escreve

Já passaram por aqui:

O que fez sucesso

A Paulicéia Desvairada Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger